terça-feira, 27 de outubro de 2009

Nossas idéias, problemas e conceitos...




* * *
O problema da origem das idéias já inquietava filósofos clássicos como Sócrates e Platão – sendo que a questão fundamental era definir se as idéias que nos povoam a mente provém de nós mesmos ou de alguma misteriosa fonte exterior (Deus? O Universo? Um banco universal de idéias fora do tempo e do qual só podemos fazer saques parciais?), fonte essa sobre cuja natureza podemos apenas especular. Ao longo dos séculos incontáveis filósofos (homens de idéias!) apontaram para diferentes extremos na tentativa de responder à essa pergunta, mas foi preciso Freud para formular e propor uma solução que se pode chamar de intermediária: segundo o pai da psicanálise, nossas idéias são as ejaculações de um vastíssimo e submerso monstro interior, o inconsciente, a respeito do qual podemos apenas especular.



Segundo Freud as idéias provêm de uma porção desconhecida de nós mesmos.



De acordo com essa elegante solução, nossas idéias e sentimentos e desejos provém de fato de nós mesmos, mas tratam-se de sinais mistos, repletos de pistas falsas, emitidos por uma porção de nós mesmos que nos é em grande parte desconhecida e que não estamos de forma alguma acostumados a associar ao conceito de nós mesmos.





***



Todos nós temos problemas.Todos nós passamos por fases ruins, em que nosso pensamentos estão no mundo da lua e nada nos agrada.Temos idéias e conceitos muitas vezes abstratos quando vistos por terceiros.

As pessoas com quem vivemos, nas quais normalmente escolhemos a dedo, são as que têm a maldição de nos agüentar nessas fases.Da mesma forma em que agüentamos a elas em todas as suas fases ruins.Conversamos, escutamos, tentamos entender e sempre estamos dispostos a ajudar.

Só que ai que o velho ditado entra em ação..."Cada um com seus problemas"..já ouviu essa?

Nossos problemas, são só nossos, e hoje em dia esta difícil arrumar alguém pra dividi-los e entendê-los.Não há pessoas afim disso.

Infelizmente sempre precisamos de alguém para conversar e expor nossos problemas, as pessoas precisam disso, mas não estão dispostos a dispor.

Agente as vezes pensa que temos a quem abrir nosso coração, falar o que nos incomoda e o que nos agrada, dizer o que pensa e o que não deveria falar pra ninguém, mas muitas vezes agente se engana.

O Pré-conceito é uma coisa muito presente no nosso cotidiano.Tá difícil acostumar com essa idéia.





[ Créditos da Imagem e Texo citado no inicio do post: http://www.baciadasalmas.com ]



terça-feira, 20 de outubro de 2009

Uma pessoa....

Perdido no mundo, vivendo por osmose e se achando dono de sí mesmo.
As vezes indeciso pulando de vibe em vibe, pessoa por pessoa, tentando achar a sua turma.

Sempre de alguma forma com ar de quem sabe o que faz, e que esta com a razão.
Batendo no peito orgulhoso de todas suas atitudes momentâneas, certo de que não havia melhor opção a ser tomada no momento.

Sempre se arrependendo, se deprimindo e abaixando a cabeça no final.
Olhando pra traz com vergonha das próprias atitudes e triste por grandes oportunidades perdidas.

Uma pessoa forte, apesar de tudo.
Muito forte, disposto a suportar seguidamente mudanças drásticas de hábitos, em pró de sua inconseqüente mente.
Vivendo escravo de uma personalidade instável e fantasiosa.

A pessoa que temos dentro de todos nós.